(31) 99265-0300
(31) 99265-0300

Sobre

Sobre - FEDERAÇÃO MINEIRA DE TIRO ESPORTIVO - FMGTE

HISTÓRIA

Durante a Segunda Guerra, nos anos de 1939 a 1945, todas as modalidades de tiro no Brasil foram proibidas, em consequência de um decreto do então Presidente da República, Getulio Vargas.

Passado esse período, em 1946, os clubes que praticavam o tiro ao alvo no Brasil, fizeram um movimento no sentido de constituir uma entidade própria, pois na época o tiro ao alvo fazia parte da Confederação Brasileira de Caça e Tiro e não da Confederação Brasileira de Desportos. No entanto, para fundar a própria Confederação, o tiro precisava de pelo menos 03 (três) Federações praticantes do esporte. Já existia as Federações do Rio de Janeiro de São Paulo.

Veio então a Belo Horizonte, o Dr. Antonio Martins Guimarães com o objetivo de se encontrar com o Sr. Carlos de Campos Sobrinho, pessoa muito ligada ao esporte em Minas Gerais, técnico de natação, superintendente do Minas Tênis Clube e da Diretoria de Esportes de Minas Gerais, e organizar uma reunião dos dirigentes dos clubes da capital.

Imediatamente o Sr. Carlos de Campos Sobrinho convocou esta reunião, com a presença dos seguintes clubes: Minas Tênis Clube, America Futebol Clube, Clube Atlético Mineiro, Cruzeiro Esporte Clube, Sete de Setembro Futebol Clube e Sport Clube de Juiz de Fora. Assim, em 08 de Julho de 1976, foi fundada a Federação Mineira de Tiro ao Alvo. Fato relevante e curioso foi que o único clube praticante do tiro ao alvo em Belo Horizonte, o Clube Mineiro de Caçadores, não foi convocado para a reunião.

Em 29 de Fevereiro de 1996, troca-se a denominação da federação para FMT – Federação Mineira de Tiro, uma vez que a palavra “alvo” na razão social deixava de contemplar o tiro aos pratos.

Em 13 de Fevereiro de 2004, seguindo uma solicitação da CBTE – Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, troca-se novamente a razão social da federação para FMTE – Federação Mineira de Tiro Esportivo.

Para não haver coincidência de siglas, pois FMTE também é a sigla da Federação Maranhense de Tiro Esportivo, em 2010 se trocará a razão social da federação para FMGTE – Federação Mineira de Tiro Esportivo.

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.